Conversas sobre matemática: Jogos Nim

Sandra Vinagre

Os jogos combinatórios imparciais, também conhecidos por jogos Nim, são caracterizados pelas seguintes condições: i) há dois jogadores; ii) há um conjunto bem definido de posições possíveis do jogo; iii) em cada posição, as jogadas permitidas aos jogadores são as mesmas (não há forma de distinguir os jogadores); iv) os jogadores jogam alternadamente; v) jogo acaba quando se atinge uma posição da qual não se pode efetuar nenhuma jogada legal; vi) ganha o último jogador a jogar, isto é, o primeiro jogador a não dispor de nenhum lance legal perde; vii) o jogo acaba num número finito de jogadas, independentemente da forma como é jogado.

O Jogo Nim foi o primeiro jogo combinatório a ser tratado matematicamente, no artigo de Charles Bouton. Joga-se com pilhas de feijões. Cada jogador, na sua vez de jogar, pode retirar feijões de uma pilha à sua escolha, de um mínimo de um e um máximo de toda a pilha. Ganha o jogador que retirar o último feijão. Se existir apenas uma pilha de feijões, a caracterização é muito simples, com duas pilhas também não é difícil, com três pilhas já não é tão simples. Neste último caso são necessárias várias ferramentas matemáticas para determinar a estratégia ótima. Trata-se pois de uma classe de jogos que dispõe de uma teoria matemática muito rica.

Conversas sobre matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Organização: Departamento de Matemática da Universidade de Évora
Em 30.04.2014