XIII Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD2016)

Esta conferência anual é dirigida, entre outros, a docentes, investigadores, estudantes e utilizadores que partilhem interesses na área da Classificação e Análise de Dados.

Alguns dos principais objetivos são:

• Fomentar e desenvolver a investigação nesta área da Estatística;

• Estimular a produção científica nacional, nas vertentes teórica e aplicada;

• Desenvolver mecanismos de diálogo, colaboração, discussão e intercâmbio científicos entre estatísticos e empresas;

Estas jornadas pretendem também acolher todos os profissionais que na sua actividade/investigação utilizam a estatística (em particular numa vertente aplicada e de analise de dados), constituindo uma óptima oportunidade para apresentar os trabalhos desenvolvidos.

Do Programa Científico fazem parte:

2 Minicursos

• Introduction to Multidimensional Scaling Models (José Fernando Vera, Universidade de Granada)
  • Amostragem em Populações de Difícil Acesso (Russell Alpízar-Jara e Anabela Afonso, Universidade de Évora)

3 Sessões Plenárias

• Cluster Multidimensional Scaling for large proximity datasets (José Fernando Vera, Universidade de Granada)
  • Appreciating Spatial Statistics through case studies: geological, environmental, societal (Alfred Stein, Universidade de Twente)
  • Religião, Fogos e Estatística: ponto de encontro (Antonia Turkman, CEAUL)

3 Sessões Temáticas

• Desafios nas Estatísticas Oficiais V
  • Demografia
  • Aplicações da Estatística em Ciências Biológicas

Decorre até dia 16 de Fevereiro a submissão de resumos para comunicações (em formato oral ou poster) a apresentar.

Os trabalhos apresentados nas JOCLAD2016 podem ser submetidos para publicação no próximo livro CLAD, sendo sujeitos a avaliação por referee.

Mais informações em www.joclad2016.uevora.pt

Organização: CLAD e UE