Square Kilometre Array (SKA)
Ilustração: Wikimedia Commons
Universidade de Évora participa no maior projeto mundial de astronomia do século

O Square Kilometre Array (SKA) será a maior rede de telescópios do mundo quando estiver terminado no início da próxima década e compreende a instalação a partir de 2016 de milhares de radio-antenas ao longo de milhares de Km, no sul de África e na Austrália. A Universidade de Évora participa no SKA através da equipa do Prof. Miguel Avillez, docente do Departamento de Matemática que coordena uma das tarefas relacionada com computação e hardware deste projeto global.

A Universidade de Évora lidera, igualmente, no âmbito da computação, a participação portuguesa no SKA, sendo co-proponente da infraestrutura nacional “Engage SKA”, recentemente aprovada para financiamento (em vários milhões de euros) pela FCT e classificada de tipologia 1.

O SKA moldará a investigação em Astronomia e Astrofísica nos próximos 30 anos e imporá um novo paradigma tecnológico com a consequente redefinição das tecnologias de informação (radio-astronomia, telecomunicações, supercomputação).

A quantidade de dados a receber pelas antenas será 200 vezes superior à dos dados que circulam na internet durante um mês.

JB | UELINE

Publicado em 21.03.2014