Ilustração: RTP2
"Como dar a volta à Matemática?"
Feliz Minhós no Sociedade Civil da RTP2

O que torna a Matemática uma disciplina tão temida e que estratégias têm sido seguidas nas escolas para combater o insucesso escolar nesta disciplina, foi o tema principal do programa Sociedade Civil da RTP2, emitido ontem, dia 15 de abril. Feliz Minhós, docente do Departamento de Matemática da Universidade de Évora (UE) foi um dos convidados do programa.

O Prof. Feliz Minhós, Diretor do Programa de Doutoramento em Matemática da UE, falou da sua experiência como docente da Matemática e tentou ajudar a desmistificar a ideia que a Matemática é um "bicho-de-sete-cabeças".

"O medo da Matemática não é natural, não é inato". "O medo é adquirido, quando é, ao longo do percurso de aprendizagem", disse. Feliz Minhós fez ainda notar a importância do papel da família no acompanhamento da aprendizagem, que é "benéfico não só no caso da Matemática, como nas outras disciplinas", "o acompanhamento da família estimula a capacidade de análise, de reflexão, de concentração e de formulação de hipóteses", "capacidades fundamentais na análise perante qualquer situação problemática", acrescentou.

Assista ao programa completo, aqui.

DM | UELINE

Publicado em 16.04.2014