Testemunhos

2013/14

“Na minha opinião, o Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso na Universidade(CPM) foi de extrema utilidade, pois permitiu-me complementar a matéria leccionada na escola com algo mais, ficando assim a conhecer novas estratégias de resolução, bem como novas formas de encarar um exercício. O CPM ajudou-me, de facto, a detectar algumas dificuldades que pudessem surgir durante o processo de aprendizagem com antecedência, permitindo-me obter melhores resultados escolares, sobretudo a nível da matemática. Por fim, recomendo vivamente o CPM a todos os interessados em saberem qual o ritmo de ensino superior, bem como àqueles que desejam conhecer um  pouco mais sobre a matemática.” – Gabriel Costa (entrou em Engenharia no IST)

“O Curso Preparatório de Matemática ajudou-me mesmo muito. Diria até que foi essencial para que me sentisse bem preparada para o exame de Matemática.

Vi estas aulas como um tempo extra de que dispunha para pôr as mais variadas dúvidas e conseguir “encaixar” melhor os conteúdos matemáticos na minha cabeça.

Gostei bastante da dinâmica das aulas, pois não éramos muitos e todos falavam abertamente e perguntavam o que queriam. Acho que as professoras conseguiram chegar a todos os alunos, apesar das diferentes dificuldades, e agilizar muito bem as aulas: desde revisão das matérias mais básicas, a alguns  toques de matéria mais avançada, que não fazia parte do programa do 12º ano.

Para mim tem grandes vantagens em relação às explicações de que ouço falar, pois no Curso a matéria é leccionada novamente, dando primazia ao porquê de ser assim, não nos limitámos a acrescentar exercícios aos que já fazíamos na escola.

A mim, deu-me uma grande segurança em relação ao exame, foi uma ferramenta essencial, porque as professoras vê-se que estão familiarizadas com todo o processo do exame, o que costuma sair, os critérios de correção, etc.

Falando por mim, que sou boa aluna a Matemática e que tenho como meta o 20 no exame, sinto-me segura e confiante.

Aconselho vivamente qualquer aluno que vá fazer exame a frequentar o Curso, por vezes custa, ainda são algumas horas por semana, mas garanto que vale a pena.” -  Maria Inês Matias (entrou em Medicina na Universidade de Lisboa)

“Ao frequentar o CPM, o meu aproveitamento a Matemática melhorou muito. Passei a trabalhar mais e a estudar, Matemática, por semana.

Nas aulas são feitas referências e demonstrações de certas matérias, que no ensino secundário, devido ao programa, não tenho oportunidade de ver.

Resumindo, gostei do ensino e de ter um contacto prévio com a universidade. Aconselho a frequência deste óptimo curso.” – Miguel Zambujo Orvalho (entrou em Engenharia no IST)

“Na minha opinião este curso ajuda muito, na integração da matemática do 12º ano para o ingresso na Universidade, mesmo para a preparação dos exames nacionais.” – Filipe Carvalho

“Na minha opinião, Curso com um plano bastante competente, a acompanhar a matéria que está a ser dada no 12º ano e a dar aquela parte extra da universidade para o nosso embate no primeiro ano de licenciatura não ser tão áspero.

Nas aulas, sinceramente penso que a ida dos alunos ao quadro foi fundamental para um maior desenvolvimento e maior participação por partes de todos.

As professoras são ambas excelentes, super prestáveis, óptimas comunicadoras e sempre com um sorriso.

Finalmente só tenho a acrescentar que estou a gostar imenso e que espero que aumentem este tipo de iniciativa pois é sempre uma mais valia para os alunos. ” – André Rodrigues (Maiores de 23)

“O Curso Preparatório de Matemática abrange um grande leque de matérias dentro da matemática permitindo desde a aprendizagem mais básica dos conceitos essenciais, ao consolidar dos conhecimentos adquiridos no secundário, avançando em noções mais além das matérias do secundário e granjeando um conhecimento suplementar para quem ingresse na universidade em cursos com uma forte componente matemática. É portanto um curso com utilidade para os mais diversos públicos com interesse na matemática.

No meu caso particular, oriundo da área das humanidades, mas com um interesse em adquirir uma cultura matemática que me permita obter bases de raciocínio matemático, essencial no mundo actual, nas mais diversas áreas do saber, e até no dia-a-dia, este curso é efectivamente uma mais-valia e um excelente complemento para qualquer pessoa proveniente de qualquer área do conhecimento. As professoras concedem especial atenção e concentram-se nas principais debilidades dos alunos de forma individual, permitindo uma aprendizagem ao ritmo de cada um, estando sempre disponíveis. Eu aconselho vivamente este curso” – Bruno Simões.

2011/2012

“O curso preparatório de Matemática, na minha opinião, foi muito útil e ajudou-me imenso para ir bem preparada para o exame nacional de Matemática (do ensino secundário).
Neste curso, revi matéria de anos anteriores, que já não me lembrava, o que me ajudou quando não sabia o que fazer relativamente a certos exercícios. Certas matérias que revemos e não são relembradas no secundário, “constituíram pequenos truques” para a resolução de exercícios.

Os professores deste curso são muito atenciosos, preocupam-se se os alunos estão ou não a perceber a matéria, ajudam-nos imenso e leccionaram muito bem a matéria, embora, por vezes, de modo muito “extensivo”, provavelmente devido a serem professores universitários, o que é compressível e, no meu caso, não me prejudicou, antes pelo contrário. Porém, para alunos que estejam a frequentar o curso e não tenham contacto com a disciplina há algum tempo (como os maiores de 23), este facto pode fazer com que a compreensão de matéria seja mais dificultada.

Agradeço muito pela ajuda que me deram, adorei frequentar o curso e recomendo-o para alunos de secundário ” – Ana Cahanavich

“O CPM é uma oportunidade única para ingresso no ensino superior de um modo acessível para conjugar as aulas com o trabalho ou aulas do secundário. É sem dúvida uma experiência fantástica para adquirir excelentes conhecimentos matemáticos bastante úteis para o futuro.” - Gonçalo Pestana

2010/2011

“O curso preparatório foi para mim uma ferramenta fundamental para atingir os meus objectivos a matemática, os quais sozinha não conseguiria. Mais concretamente, consegui subir a minha nota de um 17 para 19, o que devo em parte a este curso.

Os professores estão sempre disponíveis para nos ajudar, e o curso está feito duma forma que nos permite um acompanhamento da matéria ao nível da escola.” - Inês Salgado – entrou em

"O curso Preparatório de Matemática, enriquece nossos conhecimentos, nos preparando não só para o teste em si. Sentimos que os professores não estão apenas transferindo o conteúdo, que é muito bom, mas nos preparando para a vida académica." - Regiane Oliveira – entrou em

2009/2010

"O Curso Preparatório de Matemática ajudou-me a enriquecer o meu conhecimento matemático e a abrir novos horizontes, bem como a ultrapassar dificuldades. Tudo isto só foi possível graças ao empenho dos professores. … irei seguir Matemática Pura, tendo sido esta opção uma influência da minha participação no C.P.M. Fui colocado na Universidade de Lisboa no curso de matemática… os professores do curso preparatório de matemática, foram uma grande influência para esta minha opção”– Jorge Rodrigues

“O Curso Preparatório de Matemática correspondeu as minhas expectativas, pois através deste curso obtive nota para o ingresso no ensino superior. Para mim foi importante fazer este curso porque revi e compreendi matéria há muito esquecida e deu-me bases para continuar com a matemática futuramente. Este curso é fundamental para quem pretende fazer o exame nacional ou para quem se pretende candidatar à UE pelos Maiores de 23…” – Orlando Milho – entrou em Engenharia Mecatrónica, na Universidade de Évora

“O Curso Preparatório de Matemática teve grande importância para mim, pois muitas das matérias apresentadas já estavam esquecidas ou nunca tinham sido abordadas. Seguramente que será mais fácil obter aproveitamento às Análises Matemáticas que terei pela frente. Realço o contributo positivo do CPM.” – José Rebola

2008/2009

“Entrei em medicina na Universidade de Lisboa. O curso que tirei na Universidade de Évora contribuiu para dar este passo no meu projecto de vida.“ - Ana Cantanhede

“…entrei na Universidade de Lisboa em Ciências Farmacêuticas.
Quanto ao curso: Penso que foi útil para consolidarmos e aprofundarmos os nossos conhecimentos. Foi um espaço em que pude ver as minhas dúvidas esclarecidas graças à ajuda muito personalizada por parte dos professores. Aconselho!” - Ana Fonte Santa

“Relativamente à entrada na Universidade a coisa não está fácil, uma vez que através dos Concursos Especiais apenas abriram 2 vagas para Engª Informática, e aqui o João ficou em 3º :(...
No que ao CPMAT0809 diz respeito, a minha opinião só poderia ser a melhor, uma vez que ao longo do ano lectivo abordamos de forma clara todos os conteúdos programáticos da disciplina, onde a componente teórica/prática foi um grande benefício. Isto claro, sempre com grande dedicação e apoio por parte dos docentes que leccionaram o curso.
Mais acções destas?!? Venham elas, porque são sem dúvida alguma um grande benefício para quem as frequenta.” - João Fazenda