Exposição Matemática em Jogo

A exposição "Matemática em Jogo" realizou-se de 3 a 10 de Março no Mercado Municipal de Évora, organizada pela Associação Ludus, pelo Departamento de Matemática da Universidade de Évora e pela Câmara Municipal de Évora e integrada no Mês da Juventude.

Esta exposição esteve recentemente no Centro Cultural de Belém e destina-se não apenas aos jovens, mas também ao público em geral, contando com uma parte histórica, em que se exploram alguns dos jogos de estratégia que acompanham a humanidade desde tempos imemoriais até aos nossos dias.

Foram apresentadas algumas réplicas em pedra de jogos mais antigos. Além destas, houve tabuleiros e material diverso para jogar outros jogos, bem como o apoio de docentes do Departamento de Matemática da Universidade de Évora.

Foram também postas em evidência algumas ligações inusitadas entre a matemática e estes jogos, para além da simples proximidade entre o pensamento estratégico e o pensamento matemático.

Esta exposição teve cerca de 1500 visitantes, tendo tido o horário de funcionamento praticamente sempre preenchido com turmas de várias Escolas do Ensino Básico e Ensino Secundário. No dia de realização da Final do 3º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos recebeu a visita de e alunos e professores de todo o país e a visita ilustre do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Mariano Gago.

De 03.03.2007 a 10.03.2007
Mercado Municipal