Tardes de Matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora e a Delegação Regional Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática estão a organizar Tardes de Matemática em Évora.

As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.

A primeira Tarde de Matemática, intitulada 00 Raciocínio abstracto no xadrez, apoio analítico de computadores. Xadrez de alta 93 competição. A preparação dos mestres 00 , foi apresentada por 94 Luís Santos (Mestre Internacional FIDE e Grande Mestre ICCF) e Fernando Carapau (Departamento de Matemática da UE), no dia 19 de Abril às 15 horas no Anfiteatro 1 do Colégio Luís Verney.

Resumo: A forma como os computadores analisam jogadas de xadrez é essencialmente analítica e utiliza muito mais a força 'bruta' do processador e memória que software específico de decisão. Nas estratégias, elaboração de planos, e em todo o raciocínio abstracto que envolve númerode jogadas maior (como a indução), o computador é quase cego e inútil para o mestre de xadrez.A cooperação homem máquina tem técnicas próprias muito interessantes que permitem evitar o lado cego do computador e maximizar a sua utilidade. O Mestre Luís Santos apresenta a técnica que mais tem usado nos seus estudos e compara os tipos de análise humana e da máquina, com exemplos práticos fáceis de acompanhar mesmo para quem não conhece bem as regras do xadrez.Na alta competição de xadrez, o computador já é peça essencial na preparação dos mestres. Mas os outros factores importantes que são bem conhecidos dos mestres para um melhor rendimento intelectual também são referidos. Depois da palestra o MI Luís Santos irá disputar uma simultânea de xadrez com alguns dos participantes presentes na palestra. De referir que o MI Luís Santos, actualmente jogador da selecção Portuguesa, é jogador e capitão da equipa de xadrez do GD Diana, equipa da cidade de Évora, que durante a época de 2007 venceu o Campeonato Nacional da 1ª divisão por equipas, Taça de Portugal e Super Taça.

A segunda Tarde de Matemática, intitulada 00 A Matemática das Histórias Infantis e Juvenis 00 , foi apresentada por Pedro Freitas (Universidade de Lisboa) e decorreu no dia 17 de Maio às 15 horas no Palácio D. Manuel em Évora.

Resumo: Nesta apresentação veremos de que maneiras a matemática aparece nas histórias para crianças e adolescentes, desde romances de aventuras clássicos até bandas desenhadas e animações mais contemporâneas.

No dia 24 de Maio também se realizou uma Tarde de Jogos Matemáticos destinada aos alunos dos Ensinos Básico e Secundário de todos os níveis de escolaridade, desde o 1° Ciclo ao Ensino Secundário e também ao público em geral que quiser participar.

Houve tabuleiros de jogos matemáticos como o Ouri, Semáforo, Amazonas e Hex, entre outros.

De 19.04.2008 a 24.05.2008
Colégio Luís Verney e Palácio D. Manuel