Tarde de Matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora e a Delegação Regional Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática estão a organizar mais uma Tarde de Matemática em Évora.
As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.
A próxima Tarde de Matemática, intitulada "Matemática, Revolução, Exercício do Poder", será apresentada pelo Dr. José Carlos Tiago de Oliveira (CIMA-UE, CEHFCUE, Universidade de Évora) e decorrerá no dia 14 de Março às 15 horas no Anfiteatro 4 do Colégio Luís Verney - Universidade de Évora.

O título desta apresentação é inspirado pelo 3º Roteiro para a Ciência do Presidente da República, a decorrer na Universidade de Évora a 2 de Abril, dedicado ao tema "A Matemática na Gestão do Risco".

A estrutura desta palestra é a de quem gosta de ver o mundo das ideias como um ecossistema.

1 - A Natureza

1.1 O Deserto - do Egipto a Los Alamos (presença da Matemática na História das Técnicas)

1.2 - A Floresta - do Amazonas a Moçambique (a EtnoMatemática, uma anti-História)

2- A Comunidade

2.1 - Evolução ou Revolução?

2.2 Revoluções em Matemática - sim ou não?

2.3 - Nomes e feitos de alguns revolucionários que foram matemáticos.

3 - A Urbe

3.1 - As 7 maravilhas