Tardes de Matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora e a Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática estão a organizar mais uma Tarde de Matemática em Évora.
As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.
A próxima Tarde de Matemática, intitulada "Matemática e Pintura", será apresentada pela Professora Lucía Fernández Suárez (Departamento de Matemática, Universidade do Minho) e decorrerá no dia 17 de Outubro às 15 horas no Anfiteatro 4 do Colégio Luís Verney - Universidade de Évora.

A matemática está presente nas Artes contribuindo para a sua beleza e originalidade de modo, às vezes, insuspeitado. Nesta palestra explorar-se-á a relação entre a matemática e a pintura determinada pela Teoria da Perspectiva. Tratase de uma relação muito frutífera, para a matemática e para a pintura. Efectivamente, os métodos matemáticos permitiram desenvolver a perspectiva no Renascimento e dotar as pinturas de grande realismo. Reciprocamente, a Teoria da Perspectiva veio depois a dar azo ao desenvolvimento de uma área da matemática chamada Geometria Projectiva.

Em 17.10.2009
Anfiteatro 4 do Colégio Luís Verney - Universidade de Évora.