Tardes de Matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora e a Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática estão a organizar mais uma Tarde de Matemática em Évora.
As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.
A próxima Tarde de Matemática, intitulada "Matemática Elementar", será apresentada pelo Professor Carlos Pereira dos Santos (Instituto Superior de Educação e Ciências) e decorrerá no dia 5 de Dezembro às 15 horas no Anfiteatro 4 do Colégio Luís Verney - Universidade de Évora.

"A matemática elementar não é uma simples colecção desconexa de factos sobre números e algoritmos de cálculo. Antes, é um campo intelectualmente exigente, desafiador e excitante."
Esta frase, retirada do livro recentemente publicado "Saber e Ensinar Matemática Elementar" escrito por Liping Ma, traduz uma das ideias mais importantes sobre este tema. Realmente, e de forma infeliz, até matemáticos experimentados por vezes tendem a pensar que a matemática elementar é um mero conjunto de esquemas procedimentais que devem ser adquiridos de forma competente em criança e que é uma espécie de "pré-matemática avançada" que servirá o futuro de forma meramente instrumental. Este pensamento tem alguma verdade, mas não é tudo. Não é de forma alguma tudo... (felizmente! )

Em 05.12.2009
Universidade de Évora, Colégio Luís António Verney, anfiteatro 4, 15h