Tardes de Matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora e a Delegação Regional Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática estão a organizar mais uma Tarde de Matemática em Évora.

As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.

A próxima Tarde de Matemática, intitulada "Medir o Mundo com Imaginação e Geometria", será apresentada pelo Professor Nuno Crato (ISEG e Sociedade Portuguesa de Matemática) e decorrerá no dia 27 de Março às 17 horas no Anfiteatro 2 do Colégio Luís Verney - Universidade de Évora.

Três séculos antes de Cristo, um matemático grego descobriu um método para medir as distâncias da Terra ao Sol e da Terra à Lua. Pouco depois, outro sábio grego comparou o tamanho da Terra com o da Lua. Logo em seguida, outro matemático grego conseguiu medir o raio da Terra. Muitos séculos depois, Kepler refinou essas medidas e Halley propôs um método para medir com maior precisão a distância da Terra ao Sol. No Porto, houve em 1769 quem colaborasse num esforço internacional para usar esse método. Nessa altura, a distância da Terra ao Sol passou a ser conhecida com erro inferior a 2%. Como foi possível fazer todas essas medidas? Com imaginação geométrica!

Em 27.03.2010
Universidade de Évora, no Anfiteatro 2 do Colégio Luís Verney, às 17 horas.