Acção de Formação
Workshop "Xadrez e Ensino"

A Comissão Organizadora do Workshop "Xadrez e Ensino", em colaboração com o Departamento de Matemática da Universidade de Évora e a Delegação Regional Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática, promove o referido evento que se realizará em Évora, de 18 a 21 de Julho de 2011, no Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora.
O xadrez é um laboratório ideal para a análise do processo de tomada de decisões. Em alta competição, essas decisões serão, cada vez mais, tomadas sob pressão do nosso adversário e sob pressão de tempo. O contacto do jovem com esta realidade competitiva, mesmo a nível apenas escolar, faz com que o desejo de bons resultados lhe favoreça a habilidade de cálculo e a criatividade. Um jovem apercebe-se que o bom jogador tem também um pouco de artista e de cientista. O artista Marcel Duchamp chegou mesmo a abandonar por uns tempos a pintura para se dedicar ao jogo (tal como o realizador Stanley Kubrick), dizendo que o xadrez possuía "toda a beleza da arte e ainda muito mais". E adiantou: "Cheguei à conclusão de que, se bem que nem todos os artistas sejam jogadores de xadrez, todos os jogadores de xadrez são artistas".
Este Workshop destina-se a professores dos ensinos básico e secundário e a estudantes.
Notamos ainda que este Workshop está acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, órgão do Ministério da Educação responsável pela acreditação das acções de formação contínua de professores, nos grupos de docência 230, do 2º ciclo do Ensino Básico, e 500 e 510, do 3º ciclo dos Ensinos Básico e Secundário.
Todas as informações sobre o Workshop estão disponíveis na página http://www.dmat.uevora.pt/xadrez11/.

De 18.07.2011 a 21.07.2011
Colégio Luís António Verney, Universidade de Évora