Tardes de Matemática em Évora
O que é, e para que serve a Matemática?

A Sociedade Portuguesa de Matemática e a Universidade de Évora estão a organizar mais um ciclo de Tardes de Matemática em Évora.
As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.
As palestras têm duração de cerca de 1 hora, no final da qual abre-se espaço para que o público faça perguntas.
A próxima Tarde de Matemática, intitulada "O que é, e para que serve a Matemática?", será apresentada por António Machiavelo (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e decorrerá no dia 3 de Março, às 15 horas, no Anfiteatro 1 do Colégio do Luís Verney da Universidade de Évora.
Resumo:
De que trata exatamente a Matemática? E para que serve, afinal? Qual a sua importância para a sociedade e para o indivíduo? Nesta palestra, depois de dados alguns exemplos de resultados matemáticos, que alguns classificariam de «belos», assim como de alguns dos seus mistérios mais enigmáticos, serão tecidas algumas considerações sobre a natureza e a utilidade desta disciplina multimilenar.

Em 03.03.2012
Anfiteatro 1 do Colégio do Luís Verney da Universidade de Évora, 15h