Tardes de Matemática em Évora
A matemática do baralho de cartas

A Sociedade Portuguesa de Matemática e a Universidade de Évora estão a organizar mais um ciclo de Tardes de Matemática em Évora.
As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.
As palestras têm duração de cerca de 1 hora, no final da qual abre-se espaço para que o público faça perguntas.

Orador: Jorge Nuno Silva (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Resumo: As 52 cartas que compõem um baralho, para além de permitirem jogar uma infinidade de jogos, podem ilustrar diversos conceitos matemáticos. A sua excelência lúdica baseia-se numa estrutura composta por quatro naipes, duas cores, face e verso e treze cartas ordenadas em cada naipe. O orador vai mostrar como alguns dos truques de cartas mais espetaculares funcionam matematicamente, e como o baralho é um veículo natural para a exposição matemática.

Em 28.04.2012
Anfiteatro 1 do Colégio do Luís Verney da Universidade de Évora, 15h