Tardes de Matemática em Évora
A matemática do bem e do mal

A Sociedade Portuguesa de Matemática e a Universidade de Évora estão a organizar mais um ciclo de Tardes de Matemática em Évora.
As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a Matemática está presente em tudo. Para isso, são convidados matemáticos para falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.
As palestras têm duração de cerca de 1 hora, no final da qual abre-se espaço para que o público faça perguntas.

Orador: Fabio Chalub (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)

Resumo: Será que conceitos tão humanos como o «bem» e o «mal» podem ser tratados matematicamente? Nesta palestra mostraremos que sim. Em muitas situações puramente competitivas, a sobrevivência de um indivíduo está intrinsecamente relacionada com a sua capacidade de desenvolver relações sociais. Esta é a ideia inicial do estudo da evolução da cooperação, um tema clássico em Teoria da Evolução que estuda como comportamentos aparentemente altruístas podem surgir em ambientes puramente competitivos. Nesta palestra, iremos um pouco além, mostrando que não apenas comportamentos cooperativos podem ser fruto da Evolução, mas que também um juízo de valor sobre estes comportamentos surge naturalmente. Assim, a evolução não diz apenas «o que se faz», mas também «o que se deve fazer».

Em 26.05.2012
Anfiteatro 1 do Colégio do Luís Verney da Universidade de Évora, 15h