3.º Campeonato de Ouri de Évora - 2012

Os jogos têm sido uma fonte de prazer, interesse e fascinação desde tempos longínquos, atravessando todas as culturas e povos. O interesse pelo jogo é transversal a todas as idades e um dos temas em que se conjugam facilmente o interesse de amadores e profissionais, de cidadãos vulgares e eminentes matemáticos. Para além do entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural, pedagógico e didático.

Os Jogos Matemáticos têm como principais objetivos: contribuir para despertar o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza; desenvolver conhecimentos, aprendizagens e destrezas que se constroem quando se joga, por exemplo, destrezas motoras, rapidez de decisão, velocidade de raciocínio, solidariedade, imaginação, criatividade e a capacidade de criar estratégias; sensibilizar os professores para a utilização do jogo como uma experiência de aprendizagem significativa para os alunos, na sala de aula e na escola; aprofundar o conhecimento das relações entre os jogos e a Matemática.

Integrado nas atividades da Universidade de Évora na Feira de S. João 2012, o 3.º Campeonato de Ouri de Évora 00 2012 realiza-se a 23 de junho de 2012, com início às 13 horas, no Palácio de D. Manuel, em Évora. Este campeonato destina-se aos alunos dos três ciclos dos Ensinos Básico e Secundário.

O 1.º Campeonato de Ouri de Évora 00 2008 realizou-se a 14 de junho de 2008, na Universidade de Évora. Este campeonato destinou-se aos alunos dos três ciclos dos ensinos básico e secundário (www.coe08.uevora.pt).

O 2.º Campeonato de Ouri de Évora 00 2011 realizou-se a 25 de junho de 2011, no Palácio de D. Manuel, em Évora. Este campeonato destinou-se aos alunos dos três ciclos dos ensinos básico e secundário (www.coe11.uevora.pt).

Em 23.06.2012
Palácio de D. Manuel