Tardes de Matemática: À descoberta do infinito

Oradora: Ana Isabel Santos (Departamento de Matemática, CIMA-UE, Universidade de Évora)

Resumo: Nesta palestra aborda-se, numa perspetiva histórica, a evolução do conceito de infinito. Esta viagem terá início na antiga Grécia, com os paradoxos de Zenão, e terminará no século XX com a teoria de Cantor. Pelo caminho, calcularemos um ou outro limite.

TARDES DE MATEMÁTICA

As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a matemática está presente em tudo. Para isso, matemáticos são convidados a falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.

Organização: Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa da Matemática em colaboração com a Universidade de Évora
Em 15.03.2014
15:00 | Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora