Tardes de Matemática: Paradoxos - amor e ódio?

Oradores: Francisco Martins (Departamento de Informática, LASIGE, Universidade de Lisboa) e Maria do Carmo Martins (Departamento de Matemática, CMATI, Universidade dos Açores)

Resumo: Nesta palestra embarcamos numa viagem aparentemente contraditória aos fundamentos da matemática e da computação, utilizando os paradoxos como charneira. Partimos, apresentando vários paradoxos divertidos com que nos deparamos no dia-a-dia. Durante a viagem damo-nos conta de como os paradoxos ferem de morte os sistemas lógicos. Fazemos uma breve incursão pela arte e pela música e visitamos trabalhos de Escher e de Bach. Falamos das consequências das auto-referências e de como estas podem ser evitadas. A nossa viagem leva-nos ao mundo da computação, onde descobrimos como efetuar cálculos usando o canto dos pássaros (lógica combinatória). Surpreendentemente somos novamente atacados por uma avalancha de paradoxos, mas desta vez percebemos que sem eles não somos completos.

TARDES DE MATEMÁTICA

As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a matemática está presente em tudo. Para isso, matemáticos são convidados a falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.

Organização: Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa da Matemática em colaboração com a Universidade de Évora
Em 07.06.2014
15:00 | Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora