Conversas sobre matemática: Como mentir com a estatística

Dulce Gomes

Nos dias de hoje a informação que nos chega quer seja no discurso político, quer nos vários dados publicados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) quer mesmo em casos mais simples (mas por vezes de repercussões sérias) de resultados de inquéritos ou de sondagens feitas por várias entidades é, por vezes, de leitura acessível e imediata a qualquer um mas nem sempre a forma como esta informação nos é apresentada e/ou interpretada está correta.

Em termos gerais, o que se pretende com esta palestra é chamar a atenção dos alunos para os erros que por vezes, até de um modo bastante fácil, se cometem quer na interpretação dos dados quer mesmo na extrapolação de conclusões.

Em conclusão, apresentar-se-ão alguns exemplos chave de situações do dia-a-dia em que se cai facilmente em erros (de interpretação ou de extrapolação de conclusões), de modo a levar os alunos a adquirirem um maior sentido crítico relativamente às estatísticas que ouvem ou que leem diariamente.

Conversas sobre matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Organização: Departamento de Matemática da Universidade de Évora
Em 03.04.2014