Conversas sobre matemática: Vamos contar animais selvagens

Russel Alpizar

Uma das principais preocupações da sociedade moderna é o consumo desmesurado e a exploração dos recursos naturais. Os animais selvagens servem-nos com indicadores para avaliar o estado de “saúde” da natureza, e a sua monitorização torna-se indispensável para a gestão adequada dos recursos naturais e da biodiversidade. Desde longa data, biólogos e matemáticos trabalham em forma conjunta para desenvolver e melhorar técnicas de amostragem que permitam estimar a abundância de populações selvagens. Estes métodos de amostragem estão baseados em fundamentos matemáticos que permitem estimar, com certo grau de precisão, parâmetros demográficos (por exemplo: taxas de natalidade, mortalidade e migração) associados às populações de interesse. Nesta palestra, faremos uma breve descrição, com exemplos reais, de algumas das técnicas de estimação mais utilizadas para estimar populações animais.

Conversas sobre matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Organização: Departamento de Matemática da Universidade de Évora
Em 31.01.2014