Conversas sobre matemática: Internet e telecomunicações? Sim, também aqui precisamos da Matemática

Gonçalo Jacinto

No dia-a-dia utilizamos a Internet e os telemóveis com bastante regularidade, sem termos consciência que para existirem foi necessário desenvolver modelos matemáticos para avaliar a sua funcionalidade e a qualidade do serviço prestado. Estes modelos matemáticos simulam as condições reais destes complexos sistemas necessitando de conhecimentos de Estatística para serem implementados Portanto a Estatística teve um papel fundamental no aparecimento da Internet e das redes de telecomunicações, e continua a tê-lo nas constantes melhorias destes sistemas.

Nesta palestra irei apresentar alguns exemplos de modelos matemáticos utilizados no âmbito da Internet e das redes de telecomunicações. Ao nível da Internet iremos ver exemplos simples de simulação do tráfego da Internet e técnicas estatísticas para estimar esse mesmo tráfego. Ao nível das redes de telecomunicações iremos ver como as redes de telecomunicações funcionam e simples exemplos de como podemos avaliar a sua qualidade.

A Matemática e em particular a Estatística estão presentes em coisas tão banais como ir à Internet ou fazer um simples telefonema, e é por estarem em quase tudo o que se fazemos no dia-a-dia que estas ciências desempenham um papel tão importante mas muitas vezes incompreendido e desconhecido da sociedade.

Conversas sobre matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Organização: Departamento de Matemática da Universidade de Évora
Em 04.06.2014