Conversas sobre matemática: Matemática e saúde

Marília Pires

Cada pessoa tem características muito próprias, do ponto de vista fisiológico, que a difere das demais. Esse facto é a principal razão para um determinado procedimento médico ter sucesso num determinado paciente e não ser tão bem sucedido com outro paciente, para uma patologia análoga.

Através de modelação matemática de algumas características do paciente é possível fazer simulações computacionais que recriam a situação patológica dum doente, podendo-se validar esses resultados com imagens médicas como por exemplo as obtidas pela ressonância magnética ou a tomografia.

Alterando algumas das condições, será de esperar resultados diferentes e credíveis, nas novas simulações. Isto permite inferir prognósticos de algumas intervenções médicas, alertando para eventuais situações de risco e até mesmo sugerir a melhor intervenção a adotar dentro dos possíveis a adotar de acordo com a patologia.

Conversas sobre matemática

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Organização: Departamento de Matemática da Universidade de Évora
Em 05.05.2014
10:00 | Escola Fernão Mendes Pinto de Almada.