Tardes de Matemática: Aprendendo e divertindo-se com o Origami

Oradora: Helena Melo (Departamento de Matemática, CMATI, Universidade dos Açores)

Resumo: O Origami é considerado a arte secular japonesa de dobrar papel. A sua origem é desconhecida, mas, acredita-se que tenha surgido como decorrência natural da invenção e divulgação do papel. A própria palavra advém das palavras japonesas: “ori”, dobrar, e “kami”, papel.
Tradicionalmente, o Origami é caracterizado pelas dobragens numa folha de papel de formato quadrado, sem cortes ou colagens, produzindo figuras e objetos em duas ou três dimensões. No início, esta “arte” estava ligada ao culto religioso, e só a partir do século VIII, começa a expandir-se para outros tipos de modelos, tornando-se também um meio de divertimento.
Muitos consideram a prática do Origami importante para o desenvolvimento mental, pois exercita o raciocínio e a criatividade. A arte de dobrar papel também proporciona, através da concentração e do relaxamento, efeitos terapêuticos. O pedagogo alemão Friedrich Fröbel, fundador do primeiro “jardim-de-infância”, introduz, no início do século XIX, as dobragens de papel nas atividades pré-escolares e, hoje em dia, é utilizado como umas das estratégias do ensino-aprendizagem de alguns conceitos matemáticos, principalmente os conceitos ligados à geometria.
Nesta palestra serão apresentadas algumas das potencialidades do Origami, bem como a execução de alguns modelos para o nosso deleite.

TARDES DE MATEMÁTICA

As Tardes de Matemática foram criadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em 2001, para dar resposta à necessidade de divulgar esta disciplina e de mostrar como a matemática está presente em tudo. Para isso, matemáticos são convidados a falar sobre assuntos variados, numa linguagem acessível a um público amplo.

Organização: Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa da Matemática em colaboração com a Universidade de Évora
Em 28.03.2015
15:00 | Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora