VARIEDADES PROJECTIVAS, FIBRADOS VECTORIAIS E FORMAS DE OS CONSTRUIR

Orador: Pedro Marques (Departamento de Matemática, Escola de Ciências e Tecnologia, CIMA, Universidade de Évora)

Resumo: O espaço projectivo é um objecto central em geometria algébrica. Nele, definimos variedades como conjunto de zeros de uma família de polinómios homogéneos. Sobre estas variedades, podemos construir fibrados vectoriais – famílias de espaços vectoriais "bem comportadas".

Num trabalho conjunto com Simone Marchesi e Helena Soares, generalizámos um resultado de Fløystad sobre a existência de mónadas, uma sequência de morfismos que permite, entre outras coisas, construir novos fibrados a partir de outros conhecidos.

Nesta apresentação introdutória, tentarei explicar como se podem fazer estas construções e veremos algumas questões que estão hoje em aberto.
Em 11.04.2018
14:30 | CLAV - Anfiteatro 1