Pangea - Concurso de Matemática

Sobre o Projeto

Pangea

Há 250 milhões de anos atrás, os sete continentes estavam unidos e era-lhes dado o nome de Pangeia. Hoje, esta palavra é usada para designar o intercâmbio internacional de mercadorias, informação e finanças. Assim, esse intercâmbio resultante da globalização também se pode aplicar à Matemática, através do projeto Pangea.

Em 2013, este concurso foi organizado em diferentes países da Europa pela sétima vez. Queremos estabelecer a ponte entre estudantes oriundos de estratos sociais diversos, com diferentes níveis etários e educativos e a filosofia que subjaz ao projeto "Matemática para todos", slogan do concurso Pangea. O Super Continente de Pangea,

Pangaea, Pangäa ou Pangea (greg. pan = tudo; gaia. = Terra, terra), foi o último super continente do mundo global.

Filosofia

Com a crescente globalização, o intercâmbio internacional de instrução e conhecimento é cada vez mais importante.

Através do nosso lema "Matemática para todos", o concurso de matemática PANGEA quer unir estudantes de diferentes estratos sociais e níveis de ensino, e torná-los entusiastas da matemática. Os jovens terão a possibilidade de partilhar as suas experiências e a alegria que encontram na matemática.

Este Concurso é organizado em outros onze países europeus: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Hungria, Itália, Polónia, República Checa e Suíça.

Quem pode participar no concurso?

Com o lema "Matemática para Todos", o projeto Pangea deseja contribuir para uma outra abordagem da Matemática, combinando experiências únicas que vão desde  o jardim de infância até à universidade. O projeto será levado a cabo nas seguintes instituições:

• Jardins de Infância
  • Escolas Básicas (EB1/2/3)
  • Escolas Secundárias
  • Universidades e Institutos Superiores