O Departamento de Matemática vai às escolas

O departamento de Matemática, à semelhança do tem tem feito nos últimos anos, oferece um conjunto de palestras às escolas de ensino básico e secundário. Com esta iniciativa, o departamento pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Programa de Abril

- Marília Pires, dia 01 de abril às 14 horas, no Anfiteatro 1 do Colágio Luís Verney, para os alunos do Colégio Vasco da Gama (conselho de Sintra)
Palestra: "Matemática e saúde"

- Feliz Minhós, dia 01 de abril às 14 horas, na Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo
Palestra: "Matemática e Magia"

- Manuel Branco, dia 03 de abril 11 horas, na Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo
Palestra: "Teoria de Grafos"

- Dulce Gomes, dia 03 de Abril, às 10 horas, na Escola Secundária de Alcácer do Sal.
Palestra: " Como mentir com a Estatística"

- Fernando Carapau, dia 28 de Abril, 10 horas, na Escola Secundária do Redondo
Palestra: "A matemática no xadrez "

- Sandra Vinagre (28, 29 ou 30 Abril), na Escola Secundária do Redondo. (a confirmar)