Conversas sobre a Matemática: Como comparar números sem saber contar?

Clara Grácio

Esta palestra diferencia o ato de contar com o ato de comparar e estuda a história dos números desde os primeiros que estão identificados, há 20000 anos, até aos nossos dias, passando pela civilização suméria, chinesa, indiana ou a linguagem digital. São considerados, como exemplos, números muito famosos como o pi ou o número de ouro. Esta viagem é realizada através de objetos artísticos, visando contribuir para a aproximação da arte e da cultura com a matemática.

O Departamento de Matemática da Universidade de Évora pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Organização: Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnolgia da Universidade de Évora
Em 04.05.2015
Escola Fernão Mendes Pinto, Almada