Explorística

Pode agendar uma visita através do e-mail fmfp@uevora.pt 

 

A Explorística - Aventuras na Estatística - é uma exposição itinerante com o objetivo de levar os fundamentos da Estatística e das Probabilidades às comunidades educativas, transmitindo os conceitos de forma prática e experimental. Esta exposição pretende desenvolver a literacia estatística e promover a numeracia dos cidadãos. Já percorreu mais de 2000 km e foi visitada por milhares de alunos em várias partes do país e na Galiza. Foi também apresentada em várias conferências internacionais, nomeadamente, na Suíça (2013), Hong Kong (2013), Estados Unidos (2014) e no Brasil (2015). Podem ver-se informações mais específicas da Exposição na página web da mesma em http://www.exploristica.com/

 Trata-se de uma exposição que foi recentemente galardoada com o prémio internacional “IASE-ISLP Best Cooperative Project Award in Statistical Literacy 2015”, pelos institutos International Association for Statistical Education (IASE) e International Statistical Literacy Project (ISLP). Uma versão da Explorística em inglês foi encomendada pelo Central Statistical Office da Irlanda e já se encontra a ser visitada pelos alunos irlandeses.

A Direção da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, através do seu Departamento de Matemática terá em exibição a exposição (autodidacta) Explorística entre os dias 14 de Março e 31 de Maio, em horário laboral, ou quando solicitado, na sala 172, do Colégio Luís António Verney, em Évora. Muito gostaríamos de contar com a sua visita. 

 

De 14.03.2016 a 31.05.2016
Colégio Luís Verney - sala 172