MODELOS DE PESCA USANDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ESTOCÁSTICAS: POLÍTICAS SUSTENTÁVEIS E OTIMIZAÇÃO DO LUCRO

Nuno M. Brites

brites@uevora.pt

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal

Centro de Investigação em Matemática e Aplicações,

Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora

Centro de Estatística e Aplicações, Universidade de Lisboa

Joint work with Carlos A. Braumann

Departamento de Matemática, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Matemática e Aplicações,

Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora

Palavras-chave: Modelos de Pesca, Equações Diferenciais Estocásticas, Políticas Sustentáveis, Densidade Estacionária, Otimização do Lucro.

Resumo: Descrevemos a dinâmica do crescimento de uma população sujeita a pesca em ambiente aleatório através de modelos de equações diferenciais estocásticas, onde o termo de captura depende de um esforço de pesca constante ou variável. Comparamos o lucro obtido pela atividade de pesca usando dois tipos de políticas, uma inaplicável e baseada em esforço variável e a outra aplicável, sustentável e socialmente vantajosa, baseada em esforço constante. As comparações são realizadas recorrendo a dados de populações reais e considerando dois modelos de crescimento: o modelo logístico e o modelo de Gompertz. Para ambas as políticas ótimas, as comparações do lucro são também feitas quando se considera um modelo de crescimento do tipo logístico com efeitos de Allee fracos.

Em 28.02.2018
14:30 | CLAV Anfiteatro 1