Seminário: Tipo de Jordan de álgebras artinianas

Informação para a participação no Seminário via Zoom:

ID da reunião: 820 9780 1493

Senha de acesso: 429077

Orador Convidado:

Prof. Pedro Macias Marques, Departamento de Matemática e CIMA, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora

Resumo:

Em álgebra linear, uma base de Jordan é uma generalização de uma base de vectores próprios de um endomorfismo, que tem a vantagem de existir em todos os casos, quando trabalhamos sobre um corpo algebricamente fechado.

Se num anel artiniano consideramos a multiplicação por um elemento nilpotente, obtemos um endomorfismo que tem como único valor próprio o zero. Podemos então definir o tipo de Jordan deste endomorfismo a partir do tamanho dos blocos de Jordan numa matriz que represente o endomorfismo em relação a uma base de Jordan.

Nesta apresentação introdutória, tentarei explicar como se pode utilizar este invariante de uma álgebra artinicana e veremos algumas questões que estão hoje em aberto.

Resumo (pdf):

Em anexo.