Projeto Radical Estatística distinguido com prémio internacional

O Projeto Radical Estatística (http://radicalestatistica.net/), cujos coordenadores são Dulce Gomes, Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Évora e Bruno de Sousa, Professor do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, obteve o 2º lugar no "Best Cooperative Project Award in Statistical Literacy". Um prémio atribuído em agosto passado pela International Statistical Literacy Project (ISLP,) que integra a International Association for Statistical Education (IASE).

De salientar que de entre as 8 candidaturas, este projeto apenas ficou atrás de “Census at School”, um projecto internacional em funcionamento desde 2000 em Inglaterra, estando neste momento a ser aplicado em 9 países (http://www.censusatschool.org.uk/international-projects).

Radical Estatística é um projeto dirigido a todos os alunos do 10º e 11º anos, promovido pela Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE). Conceitos Gerais da Estatística, Tipos de Variáveis e Representações Gráficas, Medidas de Localização e Dispersão, Regressão Linear Simples, entre outros, são explorados através de diversas atividades como “Lady Gaga - Amostra ou População” ou “A Estatística dos iPods”, onde é salientada a importância do tratamento de dados reais no processo de aprendizagem dos alunos.

O projeto conta ainda na comissão organizadora com a Professora Regina Bispo (ISPA-Instituto Universitário, Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa, CEAUL) e da Mestre Elisa Duarte, Doutoranda na Universidade de Santiago de Compostela.

Publicado em 06.09.2013
Fonte: GabCom | UÉ