in memoriam: Vladimir Goncharov (1962-2017)

Vladimir Goncharov

1962-2017

Vladimir_Goncharov3

Faleceu no passado dia 7 de Novembro de 2017 o Professor Vladimir Goncharov. O seu desaparecimento representa uma enorme perda para o Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, onde lecionava, e para a investigação em Matemática.

Natural de Irkutsk, Rússia, concluiu a licenciatura em Matemática Aplicada em 1984 na Irkutsk State University, e, em 1992, o doutoramento com a tese intitulada “Viable Solutions to Differential Inclusions with Nonconvex Right-Hand Side”, sob a orientação de A.A. Tolstonogov, no Irkutsk Computing Center.

Entre 1984 e 1994 foi investigador no Irkutsk Computing Center e, entre 1995 e 2000, foi Diretor do Laboratório de Inclusões Diferenciais e Optimização no Instituto de Sistemas Dinâmicos e Teoria do Controlo, RAS, em Irkutsk.

Em 1993 e entre 1997 e 1999 obteve várias bolsas de investigação, tendo feito pós-doutoramento na Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (SISSA), Triste, Itália, a convite de A. Cellina. Aí iniciou a sua colaboração na investigação com G. Colombo (U. Padova, Itália) e com A. Ornelas (U. Évora). Desta última resultou a sua primeira visita à Universidade de Évora, de Junho a Dezembro 1994, com uma Bolsa NATO para Investigação; e, em 2000, a sua contratação como professor auxiliar convidado da Universidade de Évora.

Desde então lecionou nesta Universidade, com grande empenho pedagógico, várias disciplinas de Matemática nas licenciaturas, no mestrado em Matemática Aplicada e no Programa de Doutoramento em Matemática. Orientou trabalhos de fim de curso, teses de mestrado e teses de doutoramento.

Membro integrado do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, foi, desde 2015, o coordenador do grupo Equações Diferenciais e Otimização. Estava também filiado no Instituto de Sistemas Dinâmicos e Teoria do Controlo, RAS, Irkutsk.

Tinha interesse em várias áreas da Matemática, nomeadamente em Análise Multívoca, Análise não-suave, Análise Convexa, Inclusões Diferenciais, Cálculo das Variações, Controlo Óptimo e Processos Estocásticos.

Participou em vários projetos científicos, e publicou diversos artigos, a maioria deles em revistas internacionais muito conceituadas na sua área de investigação, tais como Nonlinear Analysis, Set-Valued Analysis, Convex Analysis, Nonlinear Differential Equations, e Topological Methods in Nonlinear Analysis. Alguns destes artigos foram escritos em conjunto com A.A. Tolstonogov, G. Colombo e A. Ornelas.

Estava a preparar um livro sobre Análise Multívoca e não-suave.

Era um matemático rigoroso, sempre aspirando ao conhecimento e à perfeição.