Notícias

De 02.02.2016 a 05.02.2016
Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora

Paula Rodrigues (CMA–FCT–UNL)

Em 23.05.2015
15:00 | Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora

Sandra Vinagre

Os jogos combinatórios imparciais, também conhecidos por jogos Nim, são caracterizados pelas seguintes condições: i) há dois jogadores; ii) há um conjunto bem definido de posições possíveis do jogo; iii) em cada posição, as jogadas permitidas aos jogadores são as mesmas (não há forma de distinguir os jogadores); iv) os jogadores jogam alternadamente; v) jogo acaba quando se atinge uma posição da qual não se pode efetuar nenhuma jogada legal; vi) ganha o último jogadora jogar, isto é, o primeiro jogador a não dispor de nenhum lance legal perde; vii) o jogo acabanum número finito de jogadas, independentemente da forma como é jogado.

O Jogo Nim foi o primeiro jogo combinatório a ser tratado matematicamente, no artigo de Charles Bouton. Joga-se com pilhas de feijões. Cada jogador, na sua vez de jogar, pode retirar feijões de uma pilha à sua escolha, de um mínimo de um e um máximo de toda a pilha. Ganha o jogadorque retirar o último feijão. Se existir apenas uma pilha de feijões, a caracterização é muito simples, com duas pilhas também não é difícil, com três pilhas já não é tão simples. Neste últimocaso são necessárias várias ferramentas matemáticas para determinar a estratégia ótima. Trata-sem pois, de uma classe de jogos que dispõe de uma teoria matemática muito rica.

Em 30.04.2015
Escola Secundária Dr. Hernâni Cidade, Redondo

Luís Bandeira

Em 03.06.2015
Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo

Clara Grácio

Esta palestra diferencia o ato de contar com o ato de comparar e estuda a história dos números desde os primeiros que estão identificados, há 20000 anos, até aos nossos dias, passando pela civilização suméria, chinesa, indiana ou a linguagem digital. São considerados, como exemplos, números muito famosos como o pi ou o número de ouro. Esta viagem é realizada através de objetos artísticos, visando contribuir para a aproximação da arte e da cultura com a matemática.

Em 04.05.2015
Escola Fernão Mendes Pinto, Almada

No passado dia 4 de dezembro foi divulgada a lista da Microsoft que distingue os 800 professores mais inovadores. Da lista constam 11 portugueses, contando-se entre eles Sónia Barbosa, que foi aluna do Mestrado em Modelação Estatística e Análise de Dados e é atualmente aluna do Programa de Doutoramento em Matemática, cursos do Departamento de Matemática da Universidade de Évora.

Publicado em 16.12.2014

Decorreu no dia 25 de Junho, pelas 10.00 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora (CME), uma apresentação pública do estudo “Alguns Benefícios do Programa Seniores Ativos”, um estudo levado a cabo pela CME, Universidade de Évora (UE) e Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES).

Publicado em 24.06.2014

O site de procura de emprego norte-americano CareerCast acaba de publicar a lista dos 10 melhores empregos de 2014 e a profissão de matemático ocupa o primeiro lugar. O terceiro vai para a profissão de estatístico, estando em segundo lugar a de professor universitário.

Publicado em 23.04.2014
"Como dar a volta à Matemática?"

O que torna a Matemática uma disciplina tão temida e que estratégias têm sido seguidas nas escolas para combater o insucesso escolar nesta disciplina, foi o tema principal do programa Sociedade Civil da RTP2, emitido ontem, dia 15 de abril. Feliz Minhós, docente do Departamento de Matemática da Universidade de Évora (UE) foi um dos convidados do programa.

Publicado em 16.04.2014