Notícias

O site de procura de emprego norte-americano CareerCast acaba de publicar a lista dos 10 melhores empregos de 2014 e a profissão de matemático ocupa o primeiro lugar. O terceiro vai para a profissão de estatístico, estando em segundo lugar a de professor universitário.

Publicado em 23.04.2014
"Como dar a volta à Matemática?"

O que torna a Matemática uma disciplina tão temida e que estratégias têm sido seguidas nas escolas para combater o insucesso escolar nesta disciplina, foi o tema principal do programa Sociedade Civil da RTP2, emitido ontem, dia 15 de abril. Feliz Minhós, docente do Departamento de Matemática da Universidade de Évora (UE) foi um dos convidados do programa.

Publicado em 16.04.2014
Universidade de Évora vai abrir nova licenciatura

A Universidade de Évora vai abrir em 2014/2015, pela primeira vez, a Licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão. Até este ano havia apenas uma licenciatura com este tipo de formação no país, embora a tradição de combinar os saberes destas três áreas seja forte na Europa.

Publicado em 14.04.2014
Comissão de Avaliação Externa fez relatório favorável

A proposta de criação da Licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão foi recomendada pela Comissão de Avaliação Externa para acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Publicado em 08.04.2014

O departamento de Matemática, à semelhança do tem tem feito nos últimos anos, oferece um conjunto de palestras às escolas de ensino básico e secundário. Com esta iniciativa, o departamento pretende mostrar aos alunos do Ensino Secundário que um curso superior na área da Matemática não só é um curso que garante uma saída profissional com uma das menores taxas de desemprego do país, como permite acesso a profissões que são consideradas, por empresas de recrutamento internacionais, das melhores profissões do mundo.

Com este intuito, temos em curso a iniciativa “Conversas Sobre Matemática”, a decorrer durante este ano lectivo. Temos uma lista de palestras que consideramos interessantes onde iremos abordar aplicações matemáticas do nosso dia-a-dia e curiosidades matemáticas de forma a mostrar que a Matemática se encontra praticamente em tudo o que fazemos, que é fundamental em todas as áreas da ciência, mas que muitas vezes é desconhecida e incompreendida na sociedade.

Publicado em 07.04.2014
Em 03.04.2014
09:30 | Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora

O Square Kilometre Array (SKA) será a maior rede de telescópios do mundo quando estiver terminado no início da próxima década e compreende a instalação a partir de 2016 de milhares de radio-antenas ao longo de milhares de Km, no sul de África e na Austrália. A Universidade de Évora participa no SKA através da equipa do Prof. Miguel Avillez, docente do Departamento de Matemática que coordena uma das tarefas relacionada com computação e hardware deste projeto global.

Publicado em 21.03.2014
2014

A Universidade de Évora e a Sociedade Portuguesa de Matemática organizam mais um ciclo de Tardes de Matemática em Évora.

Publicado em 27.02.2014

A Universidade de Évora, através do Departamento de Matemática é parceira do concurso de matemática “Pangea”. Esta competição que une diferentes níveis de ensino, desde o jardim-de-infância até ao Ensino Superior pretende estimular os participantes para a Matemática.

Publicado em 13.02.2014